PROJETO
CIRCO
PROJETO: Circo
Publico Alvo: Alunos de
Educação Infantil
Responsáveis:
Professoras e coordenação
Apresentação:
O circo está associado ao mundo real e imaginário. Por este motivo trabalhar este projeto é proporcionar através de um aprendizado prazeroso, momentos e atividades relacionadas a arte circense, enfocando o convívio, o conhecimento e o respeito com o outro. É uma prática com um alto valor sociocultural, traz consigo valores importantes para o ser humano, como a confiança, valores morais e educacionais fundamentais para a vida em comunidade e para o desenvolvimento pessoal e social. Através do brincar podemos oportunizar estes valores.
O professor pode estimular um clima de exploração prazerosa das situações, fazendo que o trabalho pedagógico voltado para a formação de conceitos e a compreensão da relação entre eles tenha caráter lúdico.
Este projeto visa utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica e oral), ajustadas as diferentes intenções e situações de comunicação de forma a compreender, expressando assim suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.Tem como base o brincar de forma lúdica e imaginária, incentivando a criatividade ao promover experiências significativas de aprendizagem. Através do brincar a criança estará desenvolvendo as áreas do conhecimento, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, pois os instrumentos a serem utilizados como suporte a ajudarão, seja no aspecto físico, social, intelectual ou emocional, proporcionando assim o seu desenvolvimento integral.
A ação na esfera imaginativa, numa situação imaginária, a criação de intenções voluntárias e a formação dos planos de vida real e motivações volitivas – tudo aparece no brinquedo, que se constitui, assim, no mais alto nível do desenvolvimento infantil.
Objetivo
Geral:
Possibilitar através do lúdico o conhecimento dos educandos das diversas faixas etárias acima sobre a vida circense, desenvolvendo dessa forma as diferentes linguagens e conhecimentos conforme a Proposta Política Pedagógica da instituição.
Objetivos específicos:
- Valorização da arte circense.
- Aquisição de conhecimentos sobre a história do
circo.
- Conhecer vários tipos de profissionais que
trabalham no circo.
- Identificar as semelhanças e diferenças entre os
animais do circo.
- Identificar as ações de um integrante de um
circo.
- Conhecer como vive a família circense.
- Conhecer os principais animais existentes no
circo (domésticos, selvagens, aquáticos).
1ª e 2ª Semana
-
Conteúdos:
Linguagem oral
Depois
de uma boa conversa fazer o registro das informações. Mostrar imagens de
profissionais que trabalham no circo, para serem reconhecidas pelas crianças,
depois montar um mural colocando a imagem e o nome do personagem.
O palhaço tem nome? Tem sim Senhor!! E você? Cada criança escreverá seu
nome de diversas formas: Com o giz na lousa; no pátio com giz colorido; com
caneta pilot no papel A4 ou papel pardo, etc.
- Fazer registro das informações
dadas pelas crianças.
- Identificar as letras do
alfabeto e circular as letras da palavra CIRCO OU PALHAÇO.
- Identificar a 1ª e a última
letra das palavras.
- Bater palmas para descobrir
quantas vezes se abre a boca para falar PALHAÇO OU CIRCO.
- Ler com as crianças a letra da
música de trabalho escolhida.
- Identificar as palavras que
estão sendo trabalhadas circulando com o giz colorido.
- Atividades enfatizando o som das
letras “I” e “O”.
- Escrever o texto da música de
trabalho, ditada pelas crianças. ( A professora nesse momento é o escrita).
Linguagem
Matemática:
- Fazer a relação quantidade e numeral de diversas
formas. Número de meninos e meninas
- Quantidade de letras da palavra Palhaço e da palavra circo ou outra que a professora quiser
trabalhar.
- Fazer pesquisa com a classe, perguntando:
-Quem já foi ao circo e quem nunca foi?
- Colher as informações e registrá-las através de
gráfico.
- Trabalhar as cores.
Trabalhar
cores e figuras geométricas relacionando- as:
- Ao
chapéu do palhaço, ao desenho da roupa do palhaço, ao circo, etc.
- Noções
de perto /longe, dentro /fora.
- Relatar às
crianças a história dos números, depois realizar a contagem das bolinhas do
malabarista.
-E brincado com as mesmas, jogando
para cima uma ou duas bolinhas.
Artes
- Se você fosse um mágico tiraria
da cartola?
- Propor a realização de desenho
através deste tema?
- Ilustração de história sobre o
circo ou de canção sobre o mesmo.
- Confeccionar chapéu de palhaço
ou do mágico pintar as crianças.
-Fazer maquiagem de palhaço,
depois brincar de fazer palhaçadas. Em um colchão virar cambalhotas.
- Fazer móbile de palhaço,
estimulando a coordenação motora.
Natureza e Sociedade
-
Conversar sobre os alimentos que são vendidos no circo.
-
Pesquisar com os familiares: Quem já foi ao circo.
-
Vestuários do circo.
Música e Movimento:
- No pátio, vamos brincar de
espetáculo. -Com o desenho de uma linha no chão vamos brincar de
equilibrar, fazendo de conta que
estamos lá no alto.
-Usando Bambolê, todos os amigos
deverão passar por dentro dele.
-Usando bolas da piscina de
bolinhas, vamos imitar os malabaristas.
- Vamos ouvir músicas sobre o tema,
cantar e dançar.
- Vamos imitar o malabarista
trabalhando com equilíbrios de bolas.
-Vamos ouvir e dançar a música Bailarina.
- Fazer maquiagem de palhaço, depois brincar de fazer palhaçadas.
História da Origem dos Números
Nos
primeiros tempos, para contar eram usados os dedos, pedras, os nós de uma
corda, marcas num osso...
Para
controlar o rebanho e ter certeza de que nenhuma ovelha havia fugido ou sido
devorada por algum animal
selvagem,
usavam pedras. Cada ovelha que saía para pastar correspondia a uma pedra. O
pastor colocava
todas
as pedras em um saquinho. No fim do dia, à medida que as ovelhas entravam no
cercado, ele ia retirando
as
pedras. Que susto levaria se após todas as ovelhas estarem no cercado, sobrasse
alguma pedra! Daí decorre
a
palavra Cálculo, que em latim quer dizer “contas com pedras”.Daí decorre a
palavra Cálculo, que em latim
quer
dizer “contas com pedras”. E, assim contando objetos com outros objetos o homem
começou a construir
o
conceito de número. Nosso corpo teve papel importantíssimo nesse processo. Pois
se passou a relacionar a
ideia
de contagem com os dedos da mão: cinco dedos, cinco peixes, cinco bastões,
cinco animais, e assim por
diante.
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