sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Projeto Páscoa


PROJETO PÁSCOA
INTRODUÇÃO:

A páscoa é o momento e motivo de renovação pessoal independentemente de religião. A escola precisa suprir esta necessidade que se faz nos alunos estendendo a toda comunidade escolar.
JUSTIFICATIVA:
Nos últimos anos se perdeu um pouco o verdadeiro significado da Páscoa. Por isso faz-se necessário um projeto que realce o sentido espiritual da páscoa, onde todas as crianças vivenciem em suas atividades diárias o verdadeiro significado desta data comemorativa, que há muitos séculos faz parte das tradições da humanidade.


Objetivo geral:
Através deste projeto pretende-se despertar nas crianças a espiritualidade presente nesta época do ano, além de outros sentimentos importantes para a vivência em grupo.

Objetivos Específicos:

*Desenvolver técnicas de colagem;
*Desenvolver a habilidade de ouvir e seguir ordens;
*Estabelecer relação de semelhanças e diferenças;
*Desenvolver a linguagem oral;
*Recontar histórias;
*Identificar os símbolos da Páscoa;
*Expressar-se através desenhos;
*Desenvolver a observação e atenção;
*Desenvolver a memória fazendo associação e interpretação;
*Construir símbolos da Páscoa com material de sucata e outros materiais;
*Desenvolver coordenação ampla e fina;
1ª SEMANA
 CONTEÚDOS:

*Linguagem oral – Contos de páscoa e nomeação de símbolos da páscoa.
*Cores – amarelo vermelho e azul.
*Traçado e reescrita do número 2 e sequencia numérica de 1 a 5.
*Recorte e colagem
*Reescrita da palavra páscoa.
* Animais com o corpo coberto por pelos.
*Alto \ baixo, dentro \ fora.
*correspondência.
*Modelagem.
* Artes- confecção de cartão de páscoa.

Recreações:

Dentro e Fora:
Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão ficar apertados.
Arremesso:
 O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. O professor irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de aula, poderá fazer um gráfico explicativo.


2ª semana

*linguagem oral – Leitura do significado dos símbolos e músicas pascais.
*Reescrita do número 2 e sequencia numérica de 1 a 5.
* Estudo das cores – Verde, azul claro e verde claro.
*Animais domésticos.
*Forma geométrica – quadrado.
* Artes:
 

    

*Receitas – Ovinho de chocolate de brigadeiro.
ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres de Toddy (Ou chocolate em pó a escolha)
  • 2 colheres de margarina
modo de preparo
Em fogo alto coloque os ingredientes na panela e mexa se parar. Ao ver que ele esta começando a grudar coloque em fogo baixo e continue mexendo, sempre passando o pão-duro ao redor da panela para não grudar. Quando o brigadeiro começar a desgrudar do fundo da panela desligue e mexa por mais dois minutos. Deixe esfriar.
Se preferir pode ser adicionado ao brigadeiro depois de pronto granulados, confetes, choc bolinhas, castanhas ou coco ralado fino, entre outras opções a gosto.
Recreações

Pneus:
 Esses podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e fora, se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem consegue rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair.
Pega-Pega Diferente:
Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram pegas.

PEÇA DE PÀSCOA
A Vovó, A Galinha e os Ovos da Páscoa
Numa aldeia pequenina, havia uma casa, também, pequenina. Nessa casa morava uma vovozinha. Ela tinha uma galinha e um coelho.
A galinha morava num ninho de baixo das escadas da casa da vovó. A casa do coelhinho era o jardim, aí, podia correr e saltar à vontade. A galinha era a mais bonita do mundo, porque tinha as penas todas coloridas. Todos os dias punha muitos ovos e a velhinha ficava sempre muito feliz, pois, assim, podia utilizá-los para o seu jantar e para fazer bolos deliciosos.
O coelhinho era pequenino, branco e de olhos vermelhos.
A Páscoa estava quase a chegar e a vovó, como todos os dias, foi buscar os ovos da galinha e teve uma grande surpresa. Encontrou um ovo enorme e todo colorido, verde, vermelho, amarelo, azul, cor de laranja... Com muito cuidado pegou nele e levou-o para a cozinha e começou a pensar o que iria fazer com ele. Era tão bonito que não o podia comer nem utilizar para fazer um bolo. O que poderia fazer???!!!
Então o coelhinho teve uma ideia:
- E se desse esse ovo a um menino ou a uma menina?
A vovó começou a pensar e lembrou-se que a Páscoa estava quase a chegar e, de certeza, que a criança que o recebesse ia ficar muito feliz. Então disse ao coelhinho:
- É uma boa ideia. Mas a quem e que eu o vou dar? Eu conheço tantos meninos e tantas meninas que iam gostar de receber este ovo.
A galinha estava escondida a ouvir a conversa e decidiu que nesse ano todos os meninos da aldeia iriam receber na Páscoa ovos seus.
A partir desse dia, a galinha começou a por ovos enormes e muito coloridos. Todos os dias a vovó e o coelhinho iam ao ninho da galinha buscar os ovos.
No dia de Páscoa, a vovó e o coelhinho foram dar os ovos às crianças da aldeia e todas adoraram os ovos da galinha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário