PROJETO
PÁSCOA
INTRODUÇÃO:
A páscoa é o momento e motivo de renovação pessoal independentemente de
religião. A escola precisa suprir esta necessidade que se faz nos alunos
estendendo a toda comunidade escolar.
JUSTIFICATIVA:
Nos últimos anos se perdeu um pouco o
verdadeiro significado da Páscoa. Por isso faz-se necessário um projeto que
realce o sentido espiritual da páscoa, onde todas as crianças vivenciem em suas
atividades diárias o verdadeiro significado desta data comemorativa, que há
muitos séculos faz parte das tradições da humanidade.
Objetivo geral:
Através deste projeto pretende-se
despertar nas crianças a espiritualidade presente nesta época do ano, além de
outros sentimentos importantes para a vivência em grupo.
Objetivos Específicos:
Desenvolver
técnicas de colagem;
Desenvolver
a habilidade de ouvir e seguir ordens;
Estabelecer
relação de semelhanças e diferenças;
Desenvolver
a linguagem oral;
Recontar
histórias;
Identificar
os símbolos da Páscoa;
Expressar-se
através desenhos;
Desenvolver
a observação e atenção;
Desenvolver
a memória fazendo associação e interpretação;
Construir
símbolos da Páscoa com material de sucata e outros materiais;
Desenvolver
coordenação ampla e fina;
1ª SEMANA
CONTEÚDOS:
*Linguagem
oral – Contos de páscoa e nomeação de símbolos da páscoa.
*Cores
– amarelo vermelho e azul.
*Traçado
e reescrita do número 2 e sequencia numérica de 1 a 5.
*Recorte
e colagem
*Reescrita
da palavra páscoa.
*
Animais com o corpo coberto por pelos.
*Alto
\ baixo, dentro \ fora.
*correspondência.
*Modelagem.
*
Artes- confecção de cartão de páscoa.
Recreações:
Dentro e Fora:
Fazer uma forma
geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na delimitação
desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro da que já
fez onde irá pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a
forma é pequena eles irão ficar apertados.
Arremesso:
O professor fará uma linha no chão, usando
fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de
areia, para frente. O professor irá medir as distâncias e verificar quem
conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de aula, poderá fazer um
gráfico explicativo.
2ª semana
*linguagem
oral – Leitura do significado dos símbolos e músicas pascais.
*Reescrita
do número 2 e sequencia numérica de 1 a 5.
*
Estudo das cores – Verde, azul claro e verde claro.
*Animais
domésticos.
*Forma
geométrica – quadrado.
*
Artes:
*Receitas
– Ovinho de chocolate de brigadeiro.
ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 4 colheres de Toddy (Ou
chocolate em pó a escolha)
- 2 colheres de margarina
modo de preparo
Em fogo
alto coloque os ingredientes na panela e mexa se parar. Ao ver que ele esta
começando a grudar coloque em fogo baixo e continue mexendo, sempre passando o
pão-duro ao redor da panela para não grudar. Quando o brigadeiro começar a
desgrudar do fundo da panela desligue e mexa por mais dois minutos. Deixe
esfriar.
Se
preferir pode ser adicionado ao brigadeiro depois de pronto granulados,
confetes, choc bolinhas, castanhas ou coco ralado fino, entre outras opções a
gosto.
Recreações
Pneus:
Esses podem ser usados para várias
brincadeiras, como pular dentro e fora, se equilibrar andando sobre a parte de
sua lateral ou ainda quem consegue rolar o pneu de um determinado lugar até
outro sem deixá-lo cair.
Pega-Pega Diferente:
Dividir a turma em
dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de cores diferentes. Após o
sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega
deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais
pessoas que não foram pegas.
PEÇA
DE PÀSCOA
A Vovó, A Galinha e os Ovos da Páscoa
Numa aldeia pequenina, havia uma casa, também, pequenina. Nessa casa morava uma vovozinha. Ela tinha uma galinha e um coelho.
A galinha morava num ninho de baixo das escadas da casa da vovó. A casa do coelhinho era o jardim, aí, podia correr e saltar à vontade. A galinha era a mais bonita do mundo, porque tinha as penas todas coloridas. Todos os dias punha muitos ovos e a velhinha ficava sempre muito feliz, pois, assim, podia utilizá-los para o seu jantar e para fazer bolos deliciosos.
O coelhinho era pequenino, branco e de olhos vermelhos.
A Páscoa estava quase a chegar e a vovó, como todos os dias, foi buscar os ovos da galinha e teve uma grande surpresa. Encontrou um ovo enorme e todo colorido, verde, vermelho, amarelo, azul, cor de laranja... Com muito cuidado pegou nele e levou-o para a cozinha e começou a pensar o que iria fazer com ele. Era tão bonito que não o podia comer nem utilizar para fazer um bolo. O que poderia fazer???!!!
Então o coelhinho teve uma ideia:
- E se desse esse ovo a um menino ou a uma menina?
A vovó começou a pensar e lembrou-se que a Páscoa estava quase a chegar e, de certeza, que a criança que o recebesse ia ficar muito feliz. Então disse ao coelhinho:
- É uma boa ideia. Mas a quem e que eu o vou dar? Eu conheço tantos meninos e tantas meninas que iam gostar de receber este ovo.
A galinha estava escondida a ouvir a conversa e decidiu que nesse ano todos os meninos da aldeia iriam receber na Páscoa ovos seus.
A partir desse dia, a galinha começou a por ovos enormes e muito coloridos. Todos os dias a vovó e o coelhinho iam ao ninho da galinha buscar os ovos.
No dia de Páscoa, a vovó e o coelhinho foram dar os ovos às crianças da aldeia e todas adoraram os ovos da galinha.
Numa aldeia pequenina, havia uma casa, também, pequenina. Nessa casa morava uma vovozinha. Ela tinha uma galinha e um coelho.
A galinha morava num ninho de baixo das escadas da casa da vovó. A casa do coelhinho era o jardim, aí, podia correr e saltar à vontade. A galinha era a mais bonita do mundo, porque tinha as penas todas coloridas. Todos os dias punha muitos ovos e a velhinha ficava sempre muito feliz, pois, assim, podia utilizá-los para o seu jantar e para fazer bolos deliciosos.
O coelhinho era pequenino, branco e de olhos vermelhos.
A Páscoa estava quase a chegar e a vovó, como todos os dias, foi buscar os ovos da galinha e teve uma grande surpresa. Encontrou um ovo enorme e todo colorido, verde, vermelho, amarelo, azul, cor de laranja... Com muito cuidado pegou nele e levou-o para a cozinha e começou a pensar o que iria fazer com ele. Era tão bonito que não o podia comer nem utilizar para fazer um bolo. O que poderia fazer???!!!
Então o coelhinho teve uma ideia:
- E se desse esse ovo a um menino ou a uma menina?
A vovó começou a pensar e lembrou-se que a Páscoa estava quase a chegar e, de certeza, que a criança que o recebesse ia ficar muito feliz. Então disse ao coelhinho:
- É uma boa ideia. Mas a quem e que eu o vou dar? Eu conheço tantos meninos e tantas meninas que iam gostar de receber este ovo.
A galinha estava escondida a ouvir a conversa e decidiu que nesse ano todos os meninos da aldeia iriam receber na Páscoa ovos seus.
A partir desse dia, a galinha começou a por ovos enormes e muito coloridos. Todos os dias a vovó e o coelhinho iam ao ninho da galinha buscar os ovos.
No dia de Páscoa, a vovó e o coelhinho foram dar os ovos às crianças da aldeia e todas adoraram os ovos da galinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário