quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

PROJETO ESCOLA


Minha escola 
I - JUSTIFICATIVA:
Por serem as faixas de idades menores, as com mais dificuldade de adaptação é necessário todo um trabalho, que leve a criança a perceber o real significado de estar na escola, principalmente nos aspectos de: fazer novas amizades (socialização) e descobrir os diferentes espaços da área escolar, vivenciando neles brincadeiras e construção de conhecimentos.

II - OBJETIVOS:
- Facilitar a adaptação da criança na escola.
- Tornar o processo de socialização mais rápido.
- Despertar o interesse da criança pelo dia-a-dia na escola, facilitando o seu desenvolvimento em todos os aspectos: físico, emocional e intelectual.

III - DETONADOR:
A história “ Pinóquio”.

IV - PERFIL DO GRUPO:
Crianças na idade de três anos, comunicativas e curiosas.

V - PROBLEMATIZAÇÃO;
Já sabemos:
- nome de alguns colegas.
- nome de alguns profissionais, inclusive a nossa professora.
- algumas das nossas características como ser humano.

Queremos saber:
- quem são os novos amigos?
- quem são os profissionais que trabalham em nossa escola e o que fazem?
- quem somos e como somos? ( características físicas e sociais )
VI- ATIVIDADES:
1- Contar a história Pinóquio, destacando a importância da escola. Conversar sobre ela, estabelecendo comparações entre elas (crianças) e o boneco.
2- Fazer a apresentação ( cada criança fala seu nome, inclusive a professora) observando se há nomes iguais.
- Fazer uma brincadeira para ajudar as crianças a identificarem os amigos, principalmente os novos.
- Fazer uma adaptação da brincadeira “lenço-atrás”. Toda vez que uma criança deixava o “lenço” atrás da outra e corria, o nome dela ia sendo repetido pela turma com acompanhamento de palmas. Todas participaram inclusive a professora.
4- Fazer um passeio pela escola, conhecendo seus espaços, os profissionais que ali trabalham e suas respectivas funções.
-  Nome algumas profissões e a função da diretora.
5- Fazer uma lista das coisas que tem na escola.
VII- CONTEÚDOS
Linguagem
-Reconto da história do Pinóquio
-Identificação das letras do alfabeto
-Bingo de letras
-nomeação dos personagens e materiais escolares
-quebra- cabeça de material escolar
-Letra inicial e final das palavras estudadas(materiais escolar)
-Reescrita da palavra escola
Matemática
-cores
-Forma geométrica triângulo
-Sequencia numérica de 0 a 10 moral e reescrita do número 3
-Seriação
-Relação número e quantidade
-Em cima\ em baixo; largo \ estreito.
 Natureza e sociedade
- Profissões
-Vestuário
-Animais selvagens
-Lanche saudável
Artes
- Confecção de brinquedos de sucata
-Recorte e colagem
-Pintura no espaço(material escolar)



Nenhum comentário:

Postar um comentário