domingo, 30 de dezembro de 2012

Como é a criança de 3 anos e o que ensinar.


COMO É A CRIANÇA DE 3 ANOS
 

A criança nessa faixa etária explora o mundo ao seu redor através do próprio corpo, vivenciando situações complexas de exploração do espaço. Ela está em amplo desenvolvimento e utiliza todas as possibilidades que lhe são oferecidas. Ela não para: sobe, desce, pula, entra e sai de pequenos lugares, desenvolvendo assim a noção de espaço e tempo.
Nessa idade acontece o período pré-operacional, onde a criança age intensamente sobre os objetos, buscando construir conceitos através de experiências com o meio físico e social e construindo o conhecimento do mundo em que vive, começa a entender o que pode e o que não pode fazer. Tenta fazer coisas sozinha, embora ainda precise da ajuda dos adultos.


Já consegue organizar o pensamento e pode formar frases completas para se comunicar.

Usa o desenho e os rabiscos para mostrar o que vê e o que pensa. Nas atividades do dia-a-dia, junto com a família, aprende noções de tamanho, cor, peso, quantidade e lugar. Frequentemente, a criança sente medos e não sabe explicá-los.

Alguns desses medos são das coisas novas, outros são frutos de sua imaginação.

Os adultos devem compreendê-la, não ridicularizá-la, nem humilhá-la para

fortalecer a sua segurança emocional.

A criança tenta resolver conflitos com outras crianças na base dos empurrões e tapas.

Os adultos devem ensinar que essa não é a melhor forma de resolver problemas.

Histórias infantis ajudam a criança a se identificar com personagens e aprender

com eles.
Planejamento anual para o maternal 
LINGUAGEM

COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
EIXOS - CONTEÚDOS
 · Desenvolver a comunicação oral, para interagir e expressar ideias por meio da linguagem oral;
· Desenvolver e ampliar gradativamente suas
possibilidades de comunicação oral, escrita;
· Expandir o uso da linguagem oral, compreendendo-a em diferentes situações de
participação social.
· Interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral,
contando suas vivências;
· Identificar os personagens da história contada pela professora;
· Manejar livros de histórias, fantoches recontando a sua história;
· Respeitar e aceitar as regras de convivência;
· Recontar fatos do cotidiano (sala de aula, parques, pátios brincadeiras);
· Construir através de desenhos uma nova história ou a contada pela professora;
· Expressar-se utilizando a pintura;
· Identificar a 1ª letra do nome;
· Escutar textos lidos e comunicar sua
apreciação sobre o que ouviu;
 
· Elaborar perguntas e respostas sobre o que ouviu;
· Transmitir mensagens, utilizando a linguagem oral, com desenvoltura, procurando adequá-la a intenções e as
situações comunicativas;
· Realizar atividades de movimentação do corpo, trabalhando a expressão corporal;
· Apreciar as atividades lúdicas
compreendendo regras de jogos e brincadeiras;
· Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se em situações do cotidiano;
· Conhecer o próprio corpo, nomeando suas partes;
· Interessar-se por histórias de literatura.
 
Linguagem Escrita
· Reconhecimento da escrita da 1ª letra do nome;
· Desenvolvimento motor;
· Descrever ambientes e registrá-los.
Linguagem Oral
· Visualização das consoantes (alfabeto);
· Conversas informais;
· Relatar fatos reais ou imaginários;
· Percepção visual e auditiva;
· Interpretar histórias;
· Explorar gravuras;
· Determinar o fim e o início de histórias e personagens;
· Escolher títulos e nomes para as histórias e personagens;
· Leitura de diferentes gêneros literários, contos,
poemas, parlendas, trava-línguas.
 
Expressão Corporal
· Noção de tempo e espaço;
· Lateralidade;
· Cantar fazendo gestos;
· Conhecer a localização e nomear as partes do corpo;
· Correr, andar, saltar, pular, marchar, chutar, arrastar e dançar;
· Participar de jogos e brincadeiras dirigidas.
· Educação sensorial.

MATEMÁTICA

COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
EIXO _ CONTEÚDOS
· Desenvolver a capacidade de reconhecer a cor apresentada no seu cotidiano;
· Desenvolver o raciocínio lógico exercitando as capacidades para
 
 
pensar logicamente com o
intuito de resolver situações-problema;
· Conhecer as figuras geométricas;
· Desenvolver a capacidade de diferenciar diferentes sons;
· Conhecer os números e reconhecê-los nas situações do dia a dia;
· Identificar os conhecimentos matemáticos como meio, para compreender o mundo, sentindo-se seguro da própria capacidade de construir
conceitos matemáticos.
· Identificar e reconhecer as cores primárias nos diferentes ambientes da escola;
· Relacionar figuras iguais quanto à cor e a forma;
 
 
· Observar os objetos em sala. Construir novos objetos a partir das noções de tempo e do
espaço. Manusear diferentes objetos;
· Compreender a importância e a utilização dos temas a serem abordados no cotidiano;
· Classificar objetos, elementos, pessoas identificando as características ou atributos
fundamentais dos objetos;
· Identificar características semelhantes nos objetos de acordo com o conhecimento
lógico matemático (grande/ pequeno; cheio/vazio; muito/pouco; pesado/leve;
alto/baixo;
· Identificar e reescrever os números de 1 a 5;
· Desenvolver por meio de desenhos sua expressão e ideias registrando informações matemáticas;
· Identificar e relacionar as formas geométricas com os objetos encontrados em seu dia-a-dia;
· Estabelecer aproximações com algumas
noções matemáticas presentes no seu
cotidiano;
· Vivenciar situações matemáticas através de
brincadeiras e dramatizações.
 
Grandezas e medidas (Conceitos)
· Cheio/ vazio;
· Grande/pequeno;
· Dentro /fora;
 
 
· Muito/pouco;
· Em cima/ embaixo;
· Áspero/liso;
· Mole/duro;
· Grosso/fino;
· Alto/baixo;
· Quente/frio;
· Aberto/fechado.
Formas geométricas
· Triângulo;
· Círculo;
· Quadrado/Retângulo.
Cores Primárias
Noções de espaço
· Agrupar objetos;
· Representações por meio de desenhos em diferentes ângulos;
· Construções com blocos, maquetes e painéis;
· Circuito de obstáculos;
· Sistema de numeração;
· Quantificação de 1 a 5 · Visualização dos numerais de 0 a 10
· Contagem oral de 1 a 10.
· Agrupamento, classificação e seriação.

NATUREZA E SOCIEDADE

COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
EIXOA - CONTEÚDOS
· Compreender o ambiente estabelecendo relações com pessoas, pequenos animais,
plantas e com objetos diversos manifestando curiosidade e interesse;
· Estabelecer relações entre fenômenos da natureza;
· Desenvolver cuidados simples de higiene
com o corpo e o ambiente;
· Desenvolver a atenção e as habilidades de identificar, estabelecer relações e
solucionar problemas.
· Compreender a importância da escola,
da professora e dos colegas;
· Reconhecer a importância dos bons hábitos de higiene;
· Identificar os diferentes ambientes da escola;
· Identificar as partes do corpo suas funções e características;.
· Relacionar as características das pessoas
que fazem parte da sua família;
· Identificar as datas comemorativas, como datas importantes em nosso meio
escolar;
· Desenvolver os hábitos de higiene;
· Identificar diferentes tipos de alimentos;
· Estimular a atenção e a observação;
· Valorizar a cultura brasileira e alagoana;
· Explorar o meio ambiente e suas riquezas;
· Identificar a festa Junina como atividade Folclórica de nossa tradição;
· Reconhecer as estações do ano, identificando suas características próprias;
· Identificar os direitos e deveres que precisamos ter no trânsito, reconhecendo sua sinalização;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Valorizar a Bandeira do Brasil e de Alagoas;
· Reconhecer o Natal, como data religiosa;
 
Relações sociais
· Eu;
· Família;
· Escola;
· Hábitos de higiene corporal/saúde;
Seres vivos e ambiente natural;
· Meu corpo;
· Animais;
· Plantas;
· Os sentidos;
· Alimentação;
· Meio ambiente;
· Mudanças de tempo (Dia e noite);
· As estações do ano.
Trabalho
· Meios de comunicação;
· Meios de transportes;
· Profissões.
Cultura e tempo
· Carnaval;
· Circo;
· Páscoa;
· Índio;
· Dia das mães;
· Festa junina;
· Dia dos pais;
· Folclore;
· Trânsito;
· Pátria;
· Bíblia;
· Árvore;
· Dia das crianças;
· Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário