Perfil da
Turma
Turma – Maternal II
Professora –
Data _
Uma turma composta de 6 meninas e 7 meninos, O grupo é
bem heterogêneo, pois possui caso de inclusão, um protador de Sindrome de Down, um com déficit de
aprendizagem e um outro que apresenta uma certa disfunção sensorial. As crianças desta turma tem uma
característica agitada, tem dificuldade para se organizarem para brincar, pois
os brinquedos não eram manuseados com cuidados,e sim jogados para o alto ou
simplesmente arrastados pelo chão. São crianças que não gostam de dividir o que
trazem de casa. Os meninos interagem entre si sem muita distinção, são
receptivos com colegas novatos o que não acontece com as meninas, as meninas se
dividem em 2 grupos. A turma gosta de participar de atividades
pedagógicas e recreativas. Em relação à aprendizagem,
com exceção da inclusão, os alunos encontram em níveis semelhantes de saberes.
Somente um aluno destaca-se com uma compreensão além do esperado .
Os alunos desta turma transcreve do
quadro para o carderno sem muito difildade, identificam os números de 1 a 5 e
fazem relação com sua respectivas quantidades, indentifacam as cores e as
formas geometricas, e reescrevem o nome com o auxilio da ficha, pintam no
limite, e desenham cenas com detalhes. Apenas dois alunos não estão neste
nível. Gostam muito de ouvir e recontar histórias.
Modelo
de relatório individual 1
Estes são alguns pontos que devem ser abordados em um relatório.
Aluno:
Idade:´
Turma:
Comportamento
social
Relaciona-se
com os colegas, professores e demais profissionais da escola nas diversas
situações do dia-a-dia;
Realiza
suas brincadeiras preferidas (quais são, como participa dessas brincadeiras,
precisa de intervenções nesses momentos, respeita combinados do
grupo...);
Como
soluciona conflitos (com autonomia, com insegurança...);
Demonstra
atitudes críticas diante de momentos conflitantes;
Participação
tímida durante as atividades em sala, embora tenha um bom relacionamento com
todos os colegas;
Coopera
com colegas e professora;
Apresenta
cuidado com seus objetos pessoais;
Manifesta
hábitos sociais (cumprimenta, agradece, desculpa-se; pede
licença...);
Participa
da roda da conversa;
Movimento
Participa
com alegria das atividades que envolvem movimento com o corpo, ampliando a
confiança em sua capacidade motora.
Movimenta-se
bem durante as brincadeiras ao ar livre: corre, pula , arrasta-se, pendura-se,
etc, ampliando gradualmente o controle sobre o próprio
corpo.
Valoriza
suas conquistas corporais.
Demonstra
confiança em suas possibilidades de ação e movimento.
Mantém
o equilíbrio ao transportar objetos com as mãos.
Caminha
sobre uma linha sem cair.
É
capaz de coordenar a sua ação com a dos colegas quando o jogo
requer.
Matemática
Identifica
semelhanças e diferenças entre objetos e figuras.
Compara
objetos e figuras de acordo com o tamanho.
Identifica
os números.
Separa
objetos de acordo com o numeral em destaque.
Identifica
algumas formas geométricas, como círculo, triângulo e
quadrado.
Interpreta
o sentido dos termos: muito/pouco, dentro/fora...
Consegue
montar quebra-cabeças pequenos/grandes.
Identifica
conjunto como um agrupamento de elementos.
Reconhece
o zero como o numeral que corresponde ao conjunto vazio.
Memoriza
e discrimina sequências, respeitando a ordem de sua
apresentação.
Discrimina
semelhanças e diferenças em detalhes, destacando as figuras que formam
pares.
Linguagem oral e escrita
Aprecia
ouvir histórias.
Está
desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e
escrita;
Interpreta
o texto escrito, relacionando-o com o que o acompanha
(fotografia/embalagem);
Não
faz relação entre o que fala e escreve;
Realiza
as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua
escrita.
Relata
acontecimentos com riqueza de detalhes.
Identifica
o seu nome.
Identifica
o nome dos colegas.
Reconhece
as letras do alfabeto.
Artes
plásticas e cênicas
Apresenta
iniciativa e originalidade em suas produções;
Gosta
de desenhar;
Interessa-se
por diversos recursos artísticos;
Manuseia
a massa de modelar com interesse;
Participa
de jogos dramáticos assumindo diferentes papéis.
Aprecia
brincadeiras de "faz de conta" com fantoches/fantasias.
RELATÓRIO
DESCRITIVO 2
Ø Aspecto sócio
emocional
Demonstrou ser uma criança alegre
e carinhosa, mas durante as três primeiras unidades apresentou insegurança e
resistência em obedecer as regras estabelecidas para o desenvolvimento das
atividades nos ambientes de aprendizagem da escola, sendo necessário a
intervenção da professora.
Nos momentos de realização das atividades individuais e em grupo, só realiza as
atividades e participa mediante auxilio da professora ou auxiliar.
Apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores, é muito querido
pela turma.
Apresenta pontualidade nas tarefas de casa, mas em algumas situações não
concluiu as atividades propostas em de sala no tempo determinado. Ele realiza
tarefas diferenciadas, por apresentar um atraso na coordenação motora e no
desenvolvimento cognitivo em relação a sua idade mental. XXXX é
acompanhado por uma equipe de profissionais numa abordagem multidisciplinar.
Ø Aspectos psicomotores
Apresenta equilíbrio corporal
limitado. Mas nos últimos meses apresentou um avanço significativo. O aluno já
está subindo escadas, tenta subir nos brinquedos, está começando a engatinhar,
e rolar no chão, além de aceitar brincar com a Auxiliar: de pega-pega e
esconde-esconde com TNT ou malha. Está aceitando alimentar-se sozinho, porém
apresenta algumas limitações por não conseguir coordenar o movimento de levar o
alimento à boca. Já consegue firmar o pé na motoca e pedala pressionando o pé
para movimentar o pedal, tira os sapatos e meias com movimentos descoordenados.
Ø Aspecto
cognitivo (aprendizagem)
Sua linguagem é limitada, pinta com giz cera e pincel com movimentos
laterais. Rasga papel em pedaços grandes, nas atividades de colagem sempre que
cola em seguida retira o que colou. Não se concentra para ouvir história, no
entanto na hora do filminho atividade visual apresenta concentração. Gosta de
ouvir músicas e seu olhar fixa-se no movimento da boca de quem está cantando.
Trabalho realizado pela escola
referente à dificuldade da criança
A escola tenta conversar com a
família sobre as dificuldades que a criança apresenta. A mãe relatou que
XXXXX é portador de síndrome de Dawon, e que nascer seu filho teve
desoxigenação no cérebro, o que comprometeu o movimento do lado esquerdo, o que
foi superado por meio de fisioterapia. A escola busca procura a interação com a
equipe multidisciplinar que acompanha o
aluno, objetivando atingirmos melhores
resultados no desenvolvimento do aluno.
Obrigada pelo modelo, está me ajudando bastante já que no final do ano depois de 3 relatórios é difícil escrever! Muito bom!
ResponderExcluirAgradeço sua gentileza em colaborar com professores que necessitam de apoio e ideias, uma vez que estamos sempre correndo de uma escola para outra e o tempo sempre muito justo para tudo.
ExcluirObrigada,
Elena