domingo, 30 de dezembro de 2012

Modelo de Perfil de turma \ relatório individual


Perfil da Turma

Turma – Maternal II
Professora –
Data _
Uma turma composta de 6 meninas e 7 meninos, O grupo é bem heterogêneo, pois possui caso de inclusão, um protador de Sindrome de Down, um com déficit de aprendizagem e um outro que apresenta uma certa disfunção sensorial.  As crianças desta turma tem uma característica agitada, tem dificuldade para se organizarem para brincar, pois os brinquedos não eram manuseados com cuidados,e sim jogados para o alto ou simplesmente arrastados pelo chão. São crianças que não gostam de dividir o que trazem de casa. Os meninos interagem entre si sem muita distinção, são receptivos com colegas novatos o que não acontece com as meninas, as meninas se dividem em 2 grupos. A turma gosta de participar de atividades pedagógicas e recreativas. Em relação à aprendizagem, com exceção da inclusão, os alunos encontram em níveis semelhantes de saberes. Somente um aluno destaca-se com uma compreensão além do esperado .



Os alunos desta turma transcreve do quadro para o carderno sem muito difildade, identificam os números de 1 a 5 e fazem relação com sua respectivas quantidades, indentifacam as cores e as formas geometricas, e reescrevem o nome com o auxilio da ficha, pintam no limite, e desenham cenas com detalhes. Apenas dois alunos não estão neste nível. Gostam muito de ouvir e recontar histórias.
 
Modelo de relatório individual 1

Estes são alguns pontos que devem ser abordados em um relatório.

Aluno:
Idade:´
Turma:
Comportamento social

Relaciona-se com os colegas, professores e demais profissionais da escola nas diversas situações do dia-a-dia;

Realiza suas brincadeiras preferidas (quais são, como participa dessas brincadeiras, precisa de intervenções nesses momentos, respeita combinados do grupo...);

Como soluciona conflitos (com autonomia, com insegurança...);

Demonstra atitudes críticas diante de momentos conflitantes;

Participação tímida durante as atividades em sala, embora tenha um bom relacionamento com todos os colegas;

Coopera com colegas e professora;

Apresenta cuidado com seus objetos pessoais;

Manifesta hábitos sociais (cumprimenta, agradece, desculpa-se; pede licença...);

Participa da roda da conversa;

Movimento
Participa com alegria das atividades que envolvem movimento com o corpo, ampliando a confiança em sua capacidade motora.

Movimenta-se bem durante as brincadeiras ao ar livre: corre, pula , arrasta-se, pendura-se, etc, ampliando gradualmente o controle sobre o próprio corpo.

Valoriza suas conquistas corporais.

Demonstra confiança em suas possibilidades de ação e movimento.

Mantém o equilíbrio ao transportar objetos com as mãos.

Caminha sobre uma linha sem cair.

É capaz de coordenar a sua ação com a dos colegas quando o jogo requer.


Matemática

Identifica semelhanças e diferenças entre objetos e figuras.

Compara objetos e figuras de acordo com o tamanho.

Identifica os números.

Separa objetos de acordo com o numeral em destaque.

Identifica algumas formas geométricas, como círculo, triângulo e quadrado.

Interpreta o sentido dos termos: muito/pouco, dentro/fora...

Consegue montar quebra-cabeças pequenos/grandes.

Identifica conjunto como um agrupamento de elementos.

Reconhece o zero como o numeral que corresponde ao conjunto vazio.

Memoriza e discrimina sequências, respeitando a ordem de sua apresentação.

Discrimina semelhanças e diferenças em detalhes, destacando as figuras que formam pares.
 
Identifica as cores e consegue fazer seriação e seguência de cores.



Linguagem oral e escrita


Aprecia ouvir histórias.

Está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e escrita;

Interpreta o texto escrito, relacionando-o com o que o acompanha (fotografia/embalagem);

Não faz relação entre o que fala e escreve;

Realiza as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua escrita.

Relata acontecimentos com riqueza de detalhes.

Identifica o seu nome.

Identifica o nome dos colegas.

Reconhece as letras do alfabeto.

 
Artes plásticas e cênicas

Apresenta iniciativa e originalidade em suas produções;

Gosta de desenhar;

Interessa-se por diversos recursos artísticos;

Manuseia a massa de modelar com interesse;

Participa de jogos dramáticos assumindo diferentes papéis.

Aprecia brincadeiras de "faz de conta" com fantoches/fantasias.


 
 
                          RELATÓRIO DESCRITIVO 2      
Ø  Aspecto sócio emocional

Demonstrou ser uma criança alegre e carinhosa, mas durante as três primeiras unidades apresentou insegurança e resistência em obedecer as regras estabelecidas para o desenvolvimento das atividades nos ambientes de aprendizagem da escola, sendo necessário a intervenção da professora.

        Nos momentos de realização das atividades individuais e em grupo, só realiza as atividades e participa mediante auxilio da professora ou auxiliar.        

        Apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores, é muito querido pela turma.

           Apresenta pontualidade nas tarefas de casa, mas em algumas situações não concluiu as atividades propostas em de sala no tempo determinado. Ele realiza tarefas diferenciadas, por apresentar um atraso na coordenação motora e no desenvolvimento cognitivo em relação a sua idade mental. XXXX é acompanhado por uma equipe de profissionais numa abordagem multidisciplinar.

Ø  Aspectos psicomotores

Apresenta equilíbrio corporal limitado. Mas nos últimos meses apresentou um avanço significativo. O aluno já está subindo escadas, tenta subir nos brinquedos, está começando a engatinhar, e rolar no chão, além de aceitar brincar com a Auxiliar: de pega-pega e esconde-esconde com TNT ou malha. Está aceitando alimentar-se sozinho, porém apresenta algumas limitações por não conseguir coordenar o movimento de levar o alimento à boca. Já consegue firmar o pé na motoca e pedala pressionando o pé para movimentar o pedal, tira os sapatos e meias com movimentos descoordenados.       

Ø  Aspecto  cognitivo (aprendizagem)

Sua linguagem é limitada, pinta com giz cera e pincel com movimentos laterais. Rasga papel em pedaços grandes, nas atividades de colagem sempre que cola em seguida retira o que colou. Não se concentra para ouvir história, no entanto na hora do filminho atividade visual apresenta concentração. Gosta de ouvir músicas e seu olhar fixa-se no movimento da boca de quem está cantando.

             Trabalho realizado pela escola referente à dificuldade da criança

             A escola tenta conversar com a família sobre as dificuldades que a criança apresenta. A mãe relatou que XXXXX é portador de síndrome de Dawon, e que nascer seu filho teve desoxigenação no cérebro, o que comprometeu o movimento do lado esquerdo, o que foi superado por meio de fisioterapia. A escola busca procura a interação com a equipe multidisciplinar  que acompanha o aluno, objetivando  atingirmos melhores resultados no desenvolvimento do aluno.

 

2 comentários:

  1. Obrigada pelo modelo, está me ajudando bastante já que no final do ano depois de 3 relatórios é difícil escrever! Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sua gentileza em colaborar com professores que necessitam de apoio e ideias, uma vez que estamos sempre correndo de uma escola para outra e o tempo sempre muito justo para tudo.
      Obrigada,
      Elena

      Excluir