sábado, 2 de fevereiro de 2013

Planejamento Anual para Educação Infantil

 

PLANEJAMENTO ANUAL

LINGUAGEM

COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
EIXOS COGNITIVOS

· Desenvolver a comunicação oral, para interagir e expressar ideias por meio da linguagem oral;
· Desenvolver e ampliar gradativamente suas
possibilidades de comunicação oral, escrita;
· Expandir o uso da linguagem oral, compreendendo-a em diferentes situações de
participação social.

· Identificar os personagens da história contada pela professora;
· Manejar livros de histórias, fantoches recontando a sua história;
· Respeitar e aceitar as regras de convivência;
· Recontar fatos do cotidiano (sala de aula, parques, pátios brincadeiras);
· Expressar-se utilizando a pintura;
· Identificar a 1ª letra do nome;
· Realizar atividades de movimentação do corpo, trabalhando a expressão corporal;
· Apreciar as atividades lúdicas
compreendendo regras de jogos e brincadeiras;
· Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se em situações do cotidiano;
· Conhecer o próprio corpo, nomeando suas partes;
· Interessar-se por histórias de literatura.


Linguagem Escrita
· Reconhecimento da escrita da 1ª letra do nome;
· Desenvolvimento motor;
Linguagem Oral
· Visualização das consoantes (alfabeto);
· Conversas informais;
· Percepção visual e auditiva;
· Explorar gravuras;
· Leitura de diferentes gêneros literários, contos, poemas, parlendas, trava-línguas.

Expressão Corporal
· Noção de tempo e espaço;
· Lateralidade;
· Cantar fazendo gestos;
· Conhecer a localização das partes do corpo;
· Correr, andar, saltar, pular, marchar, chutar, arrastar e dançar;
· Participar de jogos e brincadeiras dirigidas.
· Educação sensorial.


MATEMÁTICA

COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
EIXOS COGNITIVOS
· Desenvolver a capacidade de reconhecer a cor apresentada no seu cotidiano;
· Desenvolver o raciocínio lógico exercitando as capacidades para
pensar logicamente com o
intuito de resolver situações-problema;
· Conhecer as figuras geométricas;
· Desenvolver a capacidade de diferenciar diferentes sons;
· Conhecer os números e reconhecê-los nas situações do dia a dia;

· Identificar e reconhecer as cores primárias nos diferentes ambientes da escola;
· Relacionar figuras iguais quanto à cor e a forma;
· Observar os objetos em sala. Construir novos objetos a partir das noções de tempo e do
espaço. Manusear diferentes objetos;
· Classificar objetos, elementos, pessoas identificando as características ou atributos
fundamentais dos objetos;
· Identificar características semelhantes nos objetos de acordo com o conhecimento
lógico matemático (grande/ pequeno; cheio/vazio; muito/pouco; pesado/leve;
alto/baixo;
· Identificar e relacionar as formas geométricas com os objetos encontrados em seu dia-a-dia;;
· Vivenciar situações matemáticas através de
brincadeiras e dramatizações.

Grandezas e medidas (Conceitos)
· Cheio/ vazio;
· Grande/pequeno;
· Dentro /fora;
· Muito/pouco;
· Em cima/ embaixo;
· Áspero/liso;
· Mole/duro;
· Grosso/fino;
· Alto/baixo;
· Quente/frio;
· Aberto/fechado.
Formas geométricas
· Triângulo;
· Círculo;
· Quadrado/Retângulo.
Cores Primárias
Noções de espaço
· Agrupar objetos;
· Representações por meio de desenhos em diferentes ângulos;
· Construções com blocos, maquetes e painéis;
· Circuito de obstáculos;
· Sistema de numeração;
· Quantificação de 1 a 5 · Visualização dos numerais de 0 a 10
· Contagem oral de 1 a 10.
· Agrupamento, classificação e seriação.


NATUREZA E SOCIEDADE

COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
EIXOS COGNITIVOS

· Compreender o ambiente estabelecendo relações com pessoas, pequenos animais,
plantas e com objetos diversos manifestando curiosidade e interesse;
· Estabelecer relações entre fenômenos da natureza;
· Desenvolver cuidados simples de higiene
com o corpo e o ambiente;
· Desenvolver a atenção e as habilidades de identificar, estabelecer relações e
solucionar problemas.
· Compreender a importância da escola,
da professora e dos colegas;
· Reconhecer a importância dos bons hábitos de higiene;
· Identificar os diferentes ambientes da escola;
· Identificar as partes do corpo suas funções e características;.
· Relacionar as características das pessoas
que fazem parte da sua família;
· Identificar as datas comemorativas, como datas importantes em nosso meio
escolar;
· Desenvolver os hábitos de higiene;
· Identificar diferentes tipos de alimentos;
· Estimular a atenção e a observação;
· Valorizar a cultura brasileira e alagoana;
· Explorar o meio ambiente e suas riquezas;
· Identificar a festa Junina como atividade Folclórica de nossa tradição;
· Reconhecer as estações do ano, identificando suas características próprias;
· Identificar os direitos e deveres que precisamos ter no trânsito, reconhecendo sua sinalização;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Valorizar a Bandeira do Brasil e de Alagoas;
· Reconhecer o Natal, como data religiosa;

Relações sociais
· Eu;
· Família;
· Escola;
· Hábitos de higiene corporal/saúde;
Seres vivos e ambiente natural;
· Meu corpo;
· Animais;
· Plantas;
· Os sentidos;
· Alimentação;
· Meio ambiente;
· Mudanças de tempo (Dia e noite);
· As estações do ano.
Trabalho
· Meios de comunicação;
· Meios de transportes;
· Profissões.
Cultura e tempo
· Carnaval;
· Circo;
· Páscoa;
· Índio;
· Dia das mães;
· Festa junina;
· Dia dos pais;
· Folclore;
· Trânsito;
· Pátria;
· Bíblia;
· Árvore;
· Dia das crianças;
· Natal.

 

3 comentários:

  1. Muito bom, só uma curiosidade vocês não trabalham com artes? Mas parabéns excelente planejamento, gostei muito.

    ResponderExcluir
  2. Best Online Casinos | LuckyClub
    Lucky Club, also known as Lucky Club for the best of online casino gaming, is the 카지노사이트luckclub best online casino to date. and the casino's free games are available on PC and Mobile.

    ResponderExcluir