quinta-feira, 30 de julho de 2015

Projeto Literário Matemático Projeto Literário Matemático

Projeto Literário Matemático

Tema: Uma Viagem ao Mundo da Matemática ( Paradidático trabalhado- “Os sobrinhos dos Três Porquinhos”)
Ano: 
Professoras: 

·        Justificativa:

       Os PCN apresentam alguns argumentos favoráveis à utilização de jogos na Educação Matemática, afirma que
  
“Constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de                         estratégias de resolução de problemas e busca de soluções. Propiciam a simulação de situações – problemas que exigem soluções vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das ações”


       O ensino da matemática, na contemporaneidade exige do aluno, o desenvolvimento do raciocínio lógico, como ferramenta indispensável para a resolução de situações problemas. Desta maneira, faz-se necessário propor atividades que permitam desenvolver o raciocínio lógico articulado a outras áreas do conhecimento, para que o mesmo possa tomar decisões, analisar dados, discutir e aplicar ideias.
    Seguindo esta linha de ação, as atividades propostas devem estar relacionadas com situações que tragam desafios e levantem problemas, os quais necessitam ser resolvidos, levando-o a perceber que é possível aprender de forma lúdica, criativa e divertida.

·        Objetivo Geral:

ü  Desenvolver o raciocínio lógico, estimulando o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, por análises de situações cotidianas.

·        Objetivos Específicos:

ü  Desenvolver a criatividade, autonomia e raciocínio lógico;
ü  Aprimorar a leitura e interpretação de problemas matemáticos;
ü  Proporcionar o raciocínio matemático por meio de jogos;
ü  Trabalhar a construção de conceitos matemáticos conectados a conteúdos de outras áreas do conhecimento;
ü  Promover jogos que contribuam para compreensão da adição e subtração;
ü  Possibilitar o conhecimento, pelo aluno, de textos instrucionais, baseado no livro paradidático: Histórias de um Matemático;
ü  Estimular as brincadeiras e jogos matemáticos com intuito da compreender as estratégias de aprendizagem contidas neles;
ü  Conhecer o sistema monetário brasileiro;
ü  Aprender a utilizar corretamente e com responsabilidade o dinheiro, sendo capaz de comprar, pagar e conferir o troco.

·        Perguntas/problemáticas:

ü  Você lembra de quando aprendeu a contar?
ü  Será que usamos a Matemática no dia a dia?
ü  Afinal o que é Matemática?

·        Atividades e objetivos específicos:

Segundo Vygotsky

 “Através do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações. Ele afirma que o brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção”. 


ü  Laboratório de matemática. ( Trilha da adição e subtração, tangram gigante, baralho de quantidade, misturando as cores, roletas de problemas e xadrez)
Nos jogos estratégicos, são trabalhadas as habilidades que compõem o raciocínio lógico. Com eles, os alunos leem as regras e buscam caminhos para atingirem o objetivo final, utilizando estratégias para isso.
            Estas atividades serão desenvolvidas em sala com a participação dos alunos de outras séries, com o objetivo não somente de aprimorar a leitura e interpretação de problemas matemáticos, mas também possibilitar a interação com alunos de séries diferentes.

OBS:  Cada tipo de jogo será acompanhado por um texto instrucional elaborado pelos alunos. Faz-se necessário evidenciar que estes jogos têm como objetivo desenvolver o raciocínio combinatório e lógico, através de:

ü  Encontro com uma contadora de história. Esta atividade será desenvolvida no auditório com o reconta da história trabalhada em sala (Os primos dos três Porquinhos), objetivando estimular a oralidade das crianças e a organização sequenciada da história para o registro escrito da mesma.

ü  Visita à Biblioteca Municipal, com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura e escrita.
ü  Visita ao Supermercado. Esta atividade levará o aluno a observar quem são e o que fazem as pessoas que trabalham no supermercado, para que possa compreender a importância dos códigos de barra nos produtos, a variação de peso dos alimentos, a utilização do dinheiro para compra, observando a importância da conferencia do troco.

ü  Produção de Textos. Esta atividade objetiva promover a leitura e a escrita de diversos gêneros textuais, de forma que os alunos sejam motivados a ler e a escrever prazerosamente, assim como investigar, entender e discutir assuntos que compõem o livro trabalhado, além de saber interpretá-lo.

ü  Campeonato de Matemática. Este campeonato visa desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.




·        Interdisciplinaridade:

Kishimoto (2001) em sua obra “Jogo, Brinquedo, Brincadeira, e a Educação” apresenta o uso do brinquedo e do jogo educativo com fins pedagógicos, nos remetendo à relevância desse instrumento para situações de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento infantil, trabalhando o cognitivo, afetivo, físico e social da criança.

Destaca-se nesse projeto a utilização de diversos tipos de jogos, para que o aluno perceba a importância da aplicabilidade da matemática em diferentes contextos, levando-o a sentir-se estimulado para participar ativamente das atividades propostas.
        Os assuntos se entrelaçam através das diferentes competências e nas relações interdisciplinares. Evidenciamos que o aumento de leituras, pesquisas e curiosidades levam as crianças ao fabuloso mundo da escrita espontânea e prazerosa.
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     Como abordaremos o tema

ü  MatemáticaSistema monetário brasileiro, problemas de adição e subtração, medidas de massa e elaboração de problemas matemáticos.

ü  Ciências: Alimentos naturais, industrializados e culinária.

ü  Português: Produção de texto, leitura individual e coletiva, artigos definidos e indefinidos, plural e singular, substantivos simples e composto.

ü  Artes: Formas geométricas, cores primárias e secundárias, construção de jogos matemáticos.

Produto Final:

1.    Produção de um livro: “Histórias de um Matemático”
2.    Tarde de autografo.
3.    Apresentação artística – Peça: “os primos dos três”

Considerações Finais:


            Trabalhar de uma maneira diferenciada para possibilitar a aprendizagem significativa e acompanhar a evolução dos tempos exige uma nova postura, tanto por parte do professor, quanto por parte do aluno, pois ambos necessitam estar em constante processo de aprendizagem, para favorecer o debate das possibilidades de encontrarem soluções plausíveis, diante dos problemas cotidianos e, para que o processo de ensino e aprendizagem se efetive com competência.

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