Tema: Uma
Viagem ao Mundo da Matemática ( Paradidático trabalhado- “Os sobrinhos dos
Três Porquinhos”)
Ano:
Professoras:
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Justificativa:
Os PCN
apresentam alguns argumentos favoráveis à utilização de jogos na Educação
Matemática, afirma que
“Constituem uma forma
interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de
modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de
resolução de problemas e busca de soluções. Propiciam a simulação de situações
– problemas que exigem soluções vivas e imediatas, o que estimula o
planejamento das ações”
O ensino da matemática, na contemporaneidade exige do aluno, o
desenvolvimento do raciocínio lógico,
como ferramenta indispensável para a resolução de situações problemas. Desta
maneira, faz-se necessário propor atividades que permitam desenvolver o
raciocínio lógico articulado a outras áreas do conhecimento, para que o mesmo
possa tomar decisões, analisar dados, discutir e aplicar ideias.
Seguindo esta linha de ação, as atividades
propostas devem estar relacionadas com situações que tragam desafios e levantem
problemas, os quais necessitam ser resolvidos, levando-o a perceber que é
possível aprender de forma lúdica, criativa e divertida.
·
Objetivo Geral:
ü Desenvolver o raciocínio
lógico, estimulando o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de
resolver problemas, por análises de situações cotidianas.
·
Objetivos Específicos:
ü Desenvolver a criatividade, autonomia e
raciocínio lógico;
ü Aprimorar a leitura e interpretação de problemas
matemáticos;
ü Proporcionar o raciocínio matemático por meio
de jogos;
ü Trabalhar a construção de conceitos
matemáticos conectados a conteúdos de outras áreas do conhecimento;
ü Promover jogos que contribuam para compreensão
da adição e subtração;
ü Possibilitar o conhecimento, pelo aluno, de
textos instrucionais, baseado no livro paradidático: Histórias de um Matemático;
ü Estimular as brincadeiras e jogos matemáticos
com intuito da compreender as estratégias de aprendizagem contidas neles;
ü Conhecer o sistema monetário brasileiro;
ü Aprender a utilizar corretamente e com
responsabilidade o dinheiro, sendo capaz de comprar, pagar e conferir o troco.
·
Perguntas/problemáticas:
ü Você lembra de quando aprendeu a contar?
ü Será que usamos a Matemática no dia a dia?
ü Afinal o que é Matemática?
·
Atividades e objetivos específicos:
Segundo
Vygotsky
“Através do brinquedo a
criança aprende a agir numa esfera cognitivista, sendo livre para determinar
suas próprias ações. Ele afirma que o brinquedo estimula a curiosidade e a
autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da
concentração e da atenção”.
ü Laboratório de matemática. ( Trilha da adição e subtração, tangram
gigante, baralho de quantidade, misturando as cores, roletas de problemas e
xadrez)
Nos jogos estratégicos, são
trabalhadas as habilidades que compõem o raciocínio lógico. Com eles, os alunos
leem as regras e buscam caminhos para atingirem o objetivo final, utilizando
estratégias para isso.
Estas atividades serão desenvolvidas em sala com a participação dos
alunos de outras séries, com o objetivo não somente de aprimorar a leitura e interpretação
de problemas matemáticos, mas também possibilitar a interação com alunos de
séries diferentes.
OBS: Cada tipo de jogo será acompanhado por
um texto instrucional elaborado pelos alunos. Faz-se necessário evidenciar que
estes jogos têm como objetivo desenvolver o raciocínio combinatório e lógico,
através de:
ü Encontro com uma contadora de história. Esta atividade será desenvolvida no
auditório com o reconta da história trabalhada em sala (Os primos dos três
Porquinhos), objetivando estimular a oralidade das crianças e a organização
sequenciada da história para o registro escrito da mesma.
ü Visita à Biblioteca Municipal, com o objetivo
de desenvolver o gosto pela leitura e escrita.
ü Visita ao Supermercado. Esta atividade
levará o aluno a observar quem são e o que fazem as pessoas que trabalham no
supermercado, para que possa compreender a importância dos códigos de barra nos
produtos, a variação de peso dos alimentos, a utilização do dinheiro para compra,
observando a importância da conferencia do troco.
ü Produção de Textos. Esta atividade objetiva promover a leitura e a escrita de diversos gêneros textuais, de
forma que os alunos sejam motivados a ler e a escrever prazerosamente, assim
como investigar, entender e discutir assuntos que compõem o livro trabalhado,
além de saber interpretá-lo.
ü Campeonato de Matemática. Este campeonato visa desenvolver o raciocínio lógico, estimular o
pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.
·
Interdisciplinaridade:
Kishimoto (2001) em sua obra “Jogo,
Brinquedo, Brincadeira, e a Educação” apresenta o uso do brinquedo e do jogo
educativo com fins pedagógicos, nos remetendo à relevância desse instrumento
para situações de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento infantil,
trabalhando o cognitivo, afetivo, físico e social da criança.
Destaca-se nesse projeto a utilização de
diversos tipos de jogos, para que o
aluno perceba a importância da aplicabilidade da matemática em diferentes
contextos, levando-o a sentir-se estimulado para participar ativamente das
atividades propostas.
Os assuntos se entrelaçam através das
diferentes competências e nas relações interdisciplinares. Evidenciamos que o
aumento de leituras, pesquisas e curiosidades levam as crianças ao fabuloso
mundo da escrita espontânea e prazerosa.
·
Como
abordaremos o tema
ü Matemática: Sistema monetário brasileiro, problemas de adição e
subtração, medidas de massa e elaboração de problemas matemáticos.
ü
Ciências: Alimentos naturais, industrializados e
culinária.
ü Português: Produção de texto,
leitura individual e coletiva, artigos definidos e indefinidos, plural e
singular, substantivos simples e composto.
ü Artes: Formas geométricas, cores primárias e secundárias, construção
de jogos matemáticos.
Produto Final:
1.
Produção de
um livro: “Histórias de um Matemático”
2.
Tarde de
autografo.
3.
Apresentação
artística – Peça: “os primos dos três”
Considerações
Finais:
Trabalhar de uma
maneira diferenciada para possibilitar a aprendizagem significativa e
acompanhar a evolução dos tempos exige
uma nova postura, tanto por parte do professor, quanto por parte do aluno, pois
ambos necessitam estar em constante processo de aprendizagem, para favorecer o
debate das possibilidades de encontrarem soluções plausíveis, diante dos
problemas cotidianos e, para que o processo de ensino e aprendizagem se efetive
com competência.
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