domingo, 9 de junho de 2013


RELATÓRIO DE DESEMPENHO DE ALUNO ESPECIAL
                                                   
ALUNO: XXXXXXXX

 SÉRIE: MATERNAL II

ANO: 2013

PROFESSORA: XXXXXXXX

     Ø  Aspecto sócio emocional

        XXXXX  demonstrou ser uma criança alegre, carinhosa e muito querida pela turma. Sempre que chega a escola é recepcionado pelos colegas com abraços. 

        Durante o 1º trimestre apresentou mudança de comportamento. No primeiro mês de aula (se auto agredia com objetos), tal comportamento foi relatado à psicóloga da escola XXXXXXXX e a mãe XXXX, que explicou que o mesmo estava sem acompanhamento da terapeuta ocupacional. O que foi solucionado ao longo do mês de março com o retorno da terapia.

        Nos momentos de realização das atividades individuais e em grupo a criança só realiza as atividades mediante a intervenção da professora ou da acompanhante.  Após a visita da fonodióloga (março) que relatou, que mesmo o aluno não sendo diagnosticado autista a equipe multidisciplinar iria trabalhar com o método teacher e o pecs(para auxiliar na aprendizagem e comunicação), mediante a orientação da psicopedagoga da escola XXXXXX , o material foi adaptado para atender a necessidades do aluno.

      Ø  Aspectos psicomotores

           Apresenta dificuldade no equilíbrio corporal acompanhando sem muita segurança e agilidade os movimentos sugeridos nos jogos. Participa  ativamente das brincadeiras propostas, sendo auxiliado pela professora ou acompanhante.        

       Ø  Aspecto  cognitivo (aprendizagem)

       Na expressão oral, a criança não expõe suas ideias mediante a solicitação da professora, comunica-se apenas por balbucios, movimentos com as mãos e expressões faciais.

             Na rodinha sempre que é solicitado a falar sobre o seu final de semana Guilherme balbucia e se expressa com as mãos. Sempre ao final a professora o elogia... muito bem Guilherme... Foi muito bom seu dia...

   Ø Aspectos relacionados ao acompanhamento familiar

           A criança tem apresentado um ótimo acompanhamento, a família é presente e aberta ao diálogo o que facilita o desenvolvimento do educando.

           A família e escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.

            

 RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS – DESENVOLVIMENTO DO ALUNO

 
 
 
MOTOR
- Apresentou atraso no desenvolvimento neuropsicomotor;
- No contexto escolar atual (2013) dificuldade na execução de atividades físicas.
- Motricidade fina prejudicada.
 
LINGUISTICO
- Tem dificuldade no uso da linguagem oral;
 
 
PERCEPTIVO
- Percepção e processo de estímulos em desenvolvimento.
 
ADAPTAÇÃO SOCIO-EMOCIONAL
- Isolamento.
- Episódios esporádicos de agressão física.(março)
- Hipersensibilidade ao toque.

 



ESTILO DE APRENDIZAGEM E MOTIVAÇÃO PARA APREDER

 
ATIVIDADES DIRIGIDAS E LIVRES
- Realiza atividades de pintura com lápis, pincel, giz de cera e tinta (material adaptado)- Não gosta de utiliza massa de modelar e colagem.
.- Compreende, mas pouco executa as atividades orientadas, a não ser auxiliado pela professora ou acompanhante.
TIPO DE FALA
- Se expressa por gestos, não usa palavras para comunicar-se.
 
NIVEL DE ATENÇÃO / CONCENTRAÇÃO
- Baixo - Até o momento não executou atividades cuja orientação fosse geral. - Atende (com dificuldade) a parte das orientações diárias.
 
AUTOESTIMA
- Parece feliz no contexto escolar, mas pouco interage com os demais, mesmo assim as crianças o procuram com frequência para brincar de esconde- esconde e roda.
 
 
RELAÇÕES SOCIAIS
- Aceita aproximação, apesar de não interagir com as crianças.
.- Permanece próximo aos colegas no intervalo, mas raramente interage. - Está sempre acompanhando dos alunos João e Matheus.
 
MATERIAIS QUE GOSTA DE MANIPULAR  
- Gosta de tintas, hidrocor, instrumentos musicais e atividades com cordas e cordões.

 

 

-----------------------------------------------------        -----------------------------------------------------------

                     PROFESSORA                                                        COORDENADORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário