RELATÓRIO DE DESEMPENHO DE ALUNO ESPECIAL
ALUNO: XXXXXXXX
SÉRIE: MATERNAL II
ANO: 2013
PROFESSORA: XXXXXXXX
Ø
Aspecto sócio emocional
XXXXX demonstrou ser uma criança alegre,
carinhosa e muito querida pela turma. Sempre que chega a escola é recepcionado
pelos colegas com abraços.
Durante o 1º trimestre apresentou
mudança de comportamento. No primeiro mês de aula (se auto agredia com
objetos), tal comportamento foi relatado à psicóloga da escola XXXXXXXX e a mãe XXXX, que
explicou que o mesmo estava sem acompanhamento da terapeuta ocupacional. O que
foi solucionado ao longo do mês de março com o retorno da terapia.
Nos momentos de realização das atividades individuais e em grupo a criança só
realiza as atividades mediante a intervenção da professora ou da acompanhante. Após
a visita da fonodióloga (março) que relatou, que mesmo o aluno não sendo diagnosticado
autista a equipe multidisciplinar iria trabalhar com o método teacher e o
pecs(para auxiliar na aprendizagem e comunicação), mediante a orientação da
psicopedagoga da escola XXXXXX , o material foi adaptado para atender a
necessidades do aluno.
Ø Aspectos psicomotores
Apresenta
dificuldade no equilíbrio corporal acompanhando sem muita segurança e agilidade
os movimentos sugeridos nos jogos. Participa ativamente das brincadeiras
propostas, sendo auxiliado pela professora ou acompanhante.
Ø
Aspecto cognitivo (aprendizagem)
Na expressão oral, a criança não expõe suas ideias mediante a solicitação da
professora, comunica-se apenas por balbucios, movimentos com as mãos e
expressões faciais.
Na rodinha sempre que é solicitado a falar sobre o seu final de semana
Guilherme balbucia e se expressa com as mãos. Sempre ao final a professora o elogia...
muito bem Guilherme... Foi muito bom seu dia...
Ø Aspectos relacionados
ao acompanhamento familiar
A criança tem apresentado um ótimo acompanhamento, a família é presente e
aberta ao diálogo o que facilita o desenvolvimento do educando.
A família e escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS – DESENVOLVIMENTO DO
ALUNO
MOTOR
|
- Apresentou atraso no
desenvolvimento neuropsicomotor;
- No contexto escolar
atual (2013) dificuldade na execução de atividades físicas.
- Motricidade fina
prejudicada.
|
LINGUISTICO
|
- Tem dificuldade no uso da linguagem oral;
|
PERCEPTIVO
|
- Percepção e processo de estímulos em desenvolvimento.
|
ADAPTAÇÃO SOCIO-EMOCIONAL
|
- Isolamento.
- Episódios esporádicos de agressão física.(março)
- Hipersensibilidade ao toque.
|
ESTILO DE APRENDIZAGEM E MOTIVAÇÃO PARA APREDER
ATIVIDADES
DIRIGIDAS E LIVRES
|
- Realiza
atividades de pintura com lápis, pincel, giz de cera e tinta (material
adaptado)- Não gosta de utiliza massa de modelar e colagem.
.-
Compreende, mas pouco executa as atividades orientadas, a não ser auxiliado
pela professora ou acompanhante.
|
TIPO DE
FALA
|
- Se
expressa por gestos, não usa palavras para comunicar-se.
|
NIVEL DE
ATENÇÃO / CONCENTRAÇÃO
|
- Baixo -
Até o momento não executou atividades cuja orientação fosse geral. - Atende
(com dificuldade) a parte das orientações diárias.
|
AUTOESTIMA
|
- Parece
feliz no contexto escolar, mas pouco interage com os demais, mesmo assim as
crianças o procuram com frequência para brincar de esconde- esconde e roda.
|
RELAÇÕES
SOCIAIS
|
- Aceita
aproximação, apesar de não interagir com as crianças.
.-
Permanece próximo aos colegas no intervalo, mas raramente interage. - Está
sempre acompanhando dos alunos João e Matheus.
|
MATERIAIS
QUE GOSTA DE MANIPULAR
|
- Gosta de
tintas, hidrocor, instrumentos musicais e atividades com cordas e cordões.
|
-----------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------
PROFESSORA COORDENADORA
Nenhum comentário:
Postar um comentário