sábado, 28 de janeiro de 2012

Sindrome de Down

Síndromi de Down


A Síndrome de Down é definida por uma alteração genética caracterizada pela presença de um terceiro cromossomo de número 21, o que também é chamado de trissomia do 21. Trata-se de uma deficiência caracterizada pelo funcionamento intelectual inferior à média, que se manifesta antes dos 18 anos. Além do déficit cognitivo e da dificuldade de comunicação, a pessoa com Síndrome de Down apresenta redução do tônus muscular, cientificamente chamada de hipotonia. Também são comuns problemas na coluna, na tireoide, nos olhos e no aparelho digestivo. Muitas vezes, a criança com essa deficiência nasce com anomalias cardíacas, solucionáveis com cirurgias.
Síndrome de Down e aprendizagem


As atividades de estimulação devem começar desde o nascimento, sendo que a participação ativa da família é decisiva para seu desenvolvimento integral. O indivíduo com Síndrome de Down passa pelas mesmas etapas consideradas normais no desenvolvimento cognitivo, sensório-motor, operações concretas e operações formais. A limitação cognitiva presente na síndrome (que varia de pessoa para pessoa) altera o ritmo de aprendizagem, o processamento de informação, a memória visual e auditiva, a atenção e também a motivação.
Desenvolvimento Motor
O desenvolvimento motor é um processo contínuo e demorado, porém em indivíduos portadores de Síndrome de Down o processo é um pouco mais lento. O presente texto destaca padrões de movimento, que surgem com o desenvolvimento, em crianças normais e em portadoras de Síndrome de Down em uma faixa etária específica de 4 a 10 anos, sendo possível perceber que as crianças que possuem a síndrome, são capazes de executar os mesmos movimentos porém tardiamente, podendo alcançar estágios avançados de raciocínio e desenvolvimento,necessitando de estimulações
Coordenação Motora
coordenação motora da criança é estimulada desde cedo, mesmo que involuntariamente, ou seja mesmo que os pais não tenham esta consciência. Através de movimentos com as mãozinhas para pegar objetos, depois os primeiros passinhos, o rastejar no tapete, tudo isso engloba o desenvolvimento da coordenação motora. Já em fase pré-escolar a coordenação é ‘treinada’ em atividades especificas para a idade, como exercicios motores de desenhos, simbolos, etc. Para compreender melhor o significado da coordenação motora veja abaixo uma explicação mais detalhada:

Coordenação motora é a capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre comando central (cérebro) e unidades motoras dos músculos e articulações.

Classifica-se a coordenação motora em dois grupos.

Coordenação motora grossa Este tipo de coordenação permite a criança dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.
Ex: andar,correr,saltitar,pular,subir/descer escadas,rastejar, etc. Coordenação motora fina É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propriciando manuseio dos objetos. Ex:escrever,pintar,desenhar,recortar,encaixar,
montar/desmontar,empilhar,costurar,abotoar/desabotoar e digitar. Habilidades Motoras Habilidades motoras finas - Quais são as habilidades motoras finas: As habilidades motoras finas envolvem os pequenos músculos do corpo que permitem que funções como a escrita, pegar objetos pequenos, e o manipulação de fechos como (ziper,botões).As habilidades motoras finas envolvem força , controle motor fino, e destreza.

Como as habilidades motoras finas afetam o aprendizado e habilidades de vida:
As habilidades motoras finas são importantes na maioria das atividades escolares, bem como na vida em geral. Deficiências em habilidades motoras finas podem afetar a capacidade de uma criança a comer, escrever de forma legível, use um computador, virar as páginas de um livro, e realizar tarefas de cuidados pessoais , tais como vestuário e de higiene. Como as habilidades motoras finas afetam o aprendizado e habilidades de vida: As habilidades motoras finas são importantes na maioria das atividades escolares, bem como na vida em geral. Deficiências em habilidades motoras finas podem afetar a capacidade de uma criança a comer, escrever de forma legível, use um computador, virar as páginas de um livro, e realizar tarefas de cuidados pessoais , tais como vestuário e de higiene.
A construção de habilidades motoras em crianças que lhes permitirá realizar uma série de importantes tarefas funcionais. Estas incluem:
•amarrar os sapatos
•escrita de forma legível e sem fadiga muscular significativa
•jogos que exigem movimentos precisos mão e o dedo
•desenho, pintura e coloração
•manipulação de botões e fechos
•colocar pequenos objetos juntos
•fazer quebra-cabeça,encaixes
•uso da tesoura
•manipular objetos pequenos como moedas
•abrir e fechar objetos
•ser capaz de isolar os movimentos dos dedos (ou seja, usando um dedo de cada vez, como em tocar piano ou digitação)
•dobradura ou virar páginas de livro
•exploração e utilização de utensílios de forma adequada e eficaz
•parafusar e desparafusar
•fazer qualquer coisa que requer mão precisas e pequenos movimentos dos dedos.

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