quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Desenvolvimento Pré-escolar

Desenvolvimento pré-escolar
Etapa: 3 a 6 anos
TEORIA
Piaget (desenvolvimento cognitivo)--A etapa Pré-operacional é exemplificada pela criança por meio de imagens e habilidades de memória. O aprendizado é condicionado e mecânico. A criança ainda mostra um desenvolvimento cognitivo e de linguagem egocêntricos, porém começa gradualmente a assimilar a visão do mundo de outros.
Erickson (desenvolvimento pessoal-social)--Iniciativa vs. Culpa é uma característica da criança nesta idade, que está aprendendo a se adaptar às regras relativas ao comportamento e aparência. A criança deve mostrar iniciativa, curiosidade, o desejo de explorar e alegria, sem sentir-se culpada ou inibida.

Freud (etapas psicossexuais)--A etapa Anal Tardia classicamente pressupõe que os problemas no desenvolvimento nesta etapa estão ligados à posse e a recusa de deixar objetos ou pessoas na vida futura. A etapa Fálica ou de Édipo descreve os últimos anos da pré-escola como uma fase de orgulho do próprio corpo e de seu desenvolvimento. A etapa de Édipo se refere ao sentimento de intimidade da criança, com um amor romantizado pelo pai (a menina) ou pela mãe (o menino). Freud acreditava que isto era necessário para que a criança se identificasse com o pai (o menino) ou a mãe (a menina), e começasse a desenvolver sua própria imagem de sexualidade como menino ou menina.
Kohlberg (desenvolvimento moral)--A Moralidade Convencional Precoce se desenvolve na forma de egocentrismo, dando lugar ao desejo de agradar aos pais e outras pessoas que lhe são importantes. Esta é comumente conhecida como a etapa do "bom menino" ou "boa menina".
DESENVOLVIMENTO FÍSICO
·         marcos no desenvolvimento motor geral
o    habilidade para correr, saltar; começa a atirar e chutar
o    capaz de pegar uma bola que salta
o    aos 3 anos consegue pedalar um triciclo, porém não dirige bem; com 4 anos já consegue dirigir muito bem
o    por volta dos 4 anos, é capaz de saltar sobre um pé e, a seguir, equilibrar-se sobre um pé por até 5 segundos
o    pode imitar uma demonstração de caminhar apoiando-se primeiramente sobre o calcanhar e depois sobre os dedos do pé
·         marcos no desenvolvimento motor fino
o    consegue desenhar um círculo se lhe pedirem, com cerca de 3 anos
o    desenha pessoas com 2 ou 3 características faciais
o    começa a usar tesoura de ponta cega para crianças
o    consegue vestir-se sozinha sob supervisão
o    com cerca de 4 anos, consegue desenhar um quadrado
o    o uso da tesoura evolui; já é capaz de recortar em linha reta
o    consegue vestir as roupas corretamente
o    maneja a colher e o garfo com destreza ao comer
o    por volta dos 5 anos, consegue espalhar com uma faca
o    consegue desenhar um triângulo
o   
                DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
·         por volta dos 3 anos, usa pronomes e preposições corretamente
·         por volta dos 4 anos, começa a entender as relações de tamanho
·         aprecia canções de criança e jogos de palavras
·         por volta dos 5 anos, começa a entender os conceitos de tempo
·         consegue seguir 3 instruções simples
É comum ocorrer a gagueira no desenvolvimento normal da linguagem de crianças aprendendo a andar dos 3 aos 4 anos de idade. Isto acontece porque as idéias chegam à sua mente com maior rapidez do que a sua capacidade limitada de expressá-las. Isto ocorre com mais freqüência quando a criança aprendendo a andar está estressada ou excitada. Dê à criança atenção total e imediata quando ela falar, e não faça comentários sobre a gagueira. Se esta vier acompanhada de outros sinais, como tiques, caretas, excesso de autoconsciência, ou se a gagueira persistir por mais de 6 meses, considere a possibilidade de levar a criança para ser examinada por um fonoaudiologista.


COMPORTAMENTO
A criança em idade pré-escolar aprende as habilidades sociais necessárias para brincar e trabalhar com outras crianças. À medida que a idade evolui, aumenta a sua capacidade de cooperar com um número maior de colegas. Embora as crianças com 4 ou 5 anos possam começar a participar de jogos que tenham regras, estas podem ser freqüentemente modificadas, por capricho de uma criança mais dominante. É comum, dentro de um grupos de crianças em idade pré-escolar, ver aparecer uma criança dominante que tende a controlar as outras, sem muita resistência por parte delas.
É normal que crianças em idade pré-escolar testem seus limites em termos de proezas físicas, comportamentos e expressões de emoção, e habilidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário