PROPOSTA CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
CURRÍCULO DA
EDUCAÇÃO INFANTIL
As instituições de educação infantil nasceram na
França, no século XVIIII, em resposta à situação de pobreza, abandono e maus
tratos de crianças pequenas, cujos pais trabalham em fábricas, fundição e minas
criadas pela Revolução Industrial. Todavia os objetivos e formas de tratar as
crianças dos extratos sociais mais pobres da sociedade não eram consensuais.
Setores da elite defendiam a idéia do que não seria bom para a sociedade como
um todo que se educassem as crianças pobres; era proposta a educação da ocupação
e da piedade (OLIVEIRA, 1995).
Durante muito tempo, as instituições infantis,
incluindo as brasileiras organizavam seu espaço e sua rotina diária em função
de ideias de assistência, de custódia e de higiene da criança. A década de 1980
passou por um momento de ampliação do debate a respeito das funções das
instituições infantis para a sociedade moderna, que teve início com os
movimentos populares dos anos de 1970 (WAJSKOP, 1995).